Título
Museus: lugares de memórias e de disputas - Live com Pollyana Quintella
Data de Publicação
2021-05-24
Descrição
Alguns dos principais museus do mundo da Europa apresentam entre as suas mais destacadas coleções verdadeiros troféus coloniais.
⠀
Além disso, ainda opera em vários museus a lógica da alta cultura, expondo em suas galerias o cânone da produção artística da humanidade à europeia. Como lugares consagrados à arte, à cultura e, principalmente, à história e à memória, os museus atuam na conformação das imagens da paisagem da colonização.
⠀
Há, contudo, outros museus e outras histórias, que tensionam a lógica museal consolidada e a desafiam a institucionalização da memória no século XXI. Podemos citar, como exemplo, o Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, em Belo Horizonte/MG, e o Acervo da Laje, em Salvador/BA. Estamos falando de memórias sociais em constante elaboração por pessoas da própria comunidade em que estão inseridos os museus, que valorizam a dimensão do estar junto.
⠀
São lugares que vislumbram novas paisagens – definitivamente anticoloniais.
⠀
👉🏼Pollyana Quintella é curadora, escritora e pesquisadora. Formada em História da Arte pela UFRJ, é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ e doutoranda pela mesma instituição. Colaborou com pesquisa e curadoria para o Museu de Arte do Rio (MAR), entre 2018 e 2020, e escreve para diversos jornais e revistas de cultura como Revista Select, Revista ZUM, Revista Continente, Revista ArteBrasileiros!, entre outras.
Acesse o curso Monumentos, memórias e atos de rasura - políticas de paisagem - https://bit.ly/monumentosememoria
Tipo de Documento
Canal
Miniatura
Duração
1 hora(s), 12 minuto(s), 17 segundo(s)