Título
#PRIMAVERADOSMUSEUS2021: MESA 5 - PROCESSOS COLABORATIVOS, TRANSDISCIPLINARES E AFETIVOS EM EDUCAÇÃO
Data de Publicação
2021-09-25
Descrição
CICLO DE DEBATES - MUSEUS: PERDAS E RECOMEÇOS NA PERSPECTIVA DO NORTE
24/09/2021 - 18h30 às 21h30
MESA 5 - PROCESSOS COLABORATIVOS, TRANSDISCIPLINARES E AFETIVOS EM EDUCAÇÃO.
Mediação Paola Maués (ICA/UFPA)
As participantes desta mesa irão apresentar suas projetos e/ou ações em educação e mediação cultural, que chamam atenção pela criatividade, diálogo com a sociedade e olhar sensível sobre seu papel social: Lenuarte, artista visual, irá falar sobre o mural sensorial realizado juntamente com a comunidade da APAE, fomentado pela lei de incentivo Aldir Blanc; Lília Melo, professora da escola Brigadeiro Fontenelle, irá apresentar o projeto 'Terra Firme: juventude negra periférica, do extermínio ao protagonismo', que foi ganhador do prêmio 'Professores do Brasil' (2018); Gilma D'Aquino organizou a exposição 'Caminhos amazônicos: espaços, flores e artefatos', realizada pelo Fórum de Ecomuseus e Museus de Base Comunitária da Amazônia', e irá falar sobre este processo; e Elsamar Emerique, irá apresentar o projeto 'Cores do açaí', que foi vencedor do XX Prêmio Arte na Escola Cidadã.
Realização: Este evento está sendo organizado de forma colaborativa entre os projetos de extensão da UFPA: 'Educação museal em rede: processos colaborativos, transdisciplinares e afetivos', coordenado pela Profa. Ma. Paola Maués (ICA/UFPA); 'ICOM DEFINE - Definição de museu, contribuição da perspectiva do Norte', coordenado pela Profa. Dra. Rosângela Brito (ICA/UFPA); 'Xirê da leitura: mulheres negras grafando memórias em letras de poesia', coordenado pela Profa. Dra. Luzia Gomes (ICA/UFPA), que também coordena o projeto de pesquisa 'Memórias que vêm das palavras: olhares museológicos para as literaturas de mulheres negras' (PIBIC); além do projeto do Prof. Dr. Diogo Melo (ICA/UFPA), "Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas".
Tipo de Documento
Miniatura
Duração
2 hora(s), 15 minuto(s), 46 segundo(s)