Título
MASP Professores | Sociabilidade e Pertencimento | 18.5.2024
Data de Publicação
2024-05-18
Descrição
Em 2024, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+ e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas LGBTQIA+. O segundo encontro do programa MASP Professores de 2024, que será realizado online em 18.5.2024, será uma reflexão sobre a importância dos vínculos de sociabilidade para a construção da identidade e para a segurança de pessoas LGBTQIA+. A ideia de pertencer a um grupo, a uma comunidade, é o que fortalece a consciência de si e a busca por lugares, relações e condições que garantam o bem-estar. Para discutirmos sobre essas relações e por tudo o que as afeta, Sanara Rocha, Caio Jade, Thiago Amparo e Hilda de Paulo vão compartilhar as suas reflexões conosco ao longo do dia.
CRONOGRAMA
10H30—13H30: mesa-redonda
13H30—15H: intervalo
15H—17H: conferência
Caio Jade
Professor e pesquisador de autobiografias trans e filosofias decoloniais. É graduade em Filosofia (USP), mestre e doutorande em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP). Também ministra cursos livres, realiza orientações acadêmicas particulares e coordena um grupo de estudos sobre lógicas culturais e identidades.
Hilda de Paulo
Artista, pesquisadora, escritora e curadora independente, autora do projeto Arquivo Gis, programadora do Queer Lisboa e Queer Porto, membra fundadora da Cia. Excessos e da eRevista Performatus. Tem integrado exposições coletivas nacionais e internacionais, e algumas de suas obras integram permanentemente o acervo de algumas instituições, como o da Fundação de Serralves, o da Coleção Municipal de Arte da cidade do Porto, entre outras. Atualmente, é doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal.
Sanara Rocha
Feminista preta, bissexual, pesquisadora, artista interdisciplinar e curadora independente sediada na cidade de Salvador. É doutoranda em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade do IHAC-UFBA e Mestre em Cultura e Sociedade (2020) pelo mesmo programa; é bacharel em artes cênicas pela Escola de Teatro da UFBA e habilitada à direção teatral (2011). Interessa-se por trabalhos que interseccionam diferentes linguagens e disciplinas no sentido de debater sobre temas tais como colonialidade e descolonialidade, raça e racismo no Brasil, gênero e sexualidades dissidentes, feminismo negro e interseccional, movimentos de resistência feminina ao longo da história.
Thiago Amparo
Professor de Direito Internacional e Direitos Humanos nas escolas de Direito e Relações Internacionais da FGV/SP. É mestre e doutor em Direito Internacional pela Universidade Centro Europeia (Áustria). É fundador e coordenador do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV. Em 2023, foi professor visitante na Universidade de Columbia, Nova York, e fez estágio de pós-doutoramento na Universidade de Nova York. Atua em diferentes frentes no tema de inclusão, diversidade e equidade, em particular racial e LGBTQIA+. Contribuiu para a fundação da Aliança Jurídica pela Equidade Racial. Escreve semanalmente na Folha de S. Paulo e é membro do conselho editorial desse jornal e da Revista piauí. Faz parte dos conselhos consultivos da Fundação Tide Setubal e da ONG Sou da Paz.
Tipo de Documento
Miniatura
Duração
5 hora(s), 58 minuto(s), 32 segundo(s)